segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Olimpíadas da Psicologia



“A psicologia humana tem por objetivo de estudo o homem na dupla perspetiva dos seus comportamentos, das suas condutas (…); procura formular as leis destes fenómenos, explicando a sua génese, a fim de, eventualmente, poder modifica-las” – disseram-no os psicólogos Jean Delay e Pierre Pichot. De facto, esta é, penso eu, a grande vantagem que tem, a este nível, o estudo da psicologia: alcançar uma apreensão clarificada do que ocorre connosco e ao nosso redor; e, com base nesse conhecimento, uma oportunidade de construirmos uma história de vida, em consciência.

                As Olimpíadas da Psicologia, que contam já com mais de vinte anos de existência, constituem um momento de partilha do significado que, efetivamente, a disciplina tem para todos os que nelas participam; um momento que desperta algum espírito competitivo entre as turmas, mas que acaba também por apresentar uma agradável vertente convivial. Dinamizadas pelo professor César Ferreira, tiveram lugar no auditório da escola, com o formato que já lhes conhecíamos: um conjunto de perguntas divididas por grau de dificuldade, às quais cada equipa deve responder no espaço de 40 segundos por questão.

Os alunos selecionados para representar as respetivas turmas têm logo à partida o mérito de terem obtido os melhores resultados nas avaliações em aula, e, de facto, as respostas certas predominaram ao longo do concurso, sendo que o grupo vencedor - os alunos do 12ºG - alcançou a vitória com a totalidade das suas respostas corretas! Foi, ainda assim, renhida a conquista pelo primeiro lugar, com quatro eliminatórias e um momento de empate entre o 12ºG e o 12ºB, que acabou por ficar em segundo lugar. Como prémio pela sua participação, foram oferecidas enciclopédias sobre a história das artes, disponibilizadas pela Porto Editora, a todos os alunos concorrentes.


Na sequência deste concurso, decorrerá, no final do ano, o Torneio de Psicologia - o desafio continua!


Sem comentários:

Enviar um comentário